Vôo Latam GRU/SJP - Bagagem bordo

Bom dia.
Farei uma viagem de Guarulhos para São José do Rio Preto em novembro pela LATAM.
Já viajei de avião, tanto pela Gol e Azul, quanto pela própria LATAM, antes de implantarem novas regras de bagagem.

Já viajei para Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte e Goiânia, há 10 anos +/-, e minha bagagem sempre foi no compartimento de carga, e nunca tive nenhum problema com relação a peso ou dimensão.
Mas agora, pesquisando, vi que há cobrança se exceder peso e dimensão para bagagem de bordo.
Irei com uma bolsa pequena, dessas com alça, para carregar no ombro, para levar a bordo.
Alguém aqui que viaja com essas novas regras, já passou algum problema em vôos nacionais, com relação a peso e dimensão de bagagem e poderia me dizer o que foi feito?
Teve que despachar no compartimento de carga e pagar multa?
anônimo
anônimo
11/10/2022 14h37

Oi, viajei em maio desse ano pela LATAM , SP-Recife. Levei uma mala de bordo,

aquelas de rodinha pequena do kit comum de 3 malas, expansível, aumentando em 30% a capacidade total, voltei com 30% "á mais" e mais uma bolsa de mão, para docs e afins... Não tive problemas com peso nem com medidas, na ida ela foi no compartimento superior a bordo, na volta ao fazer o chek-in, fui aconselhada a despachar pois a voo ja estava praticamente completo e poderia não haver espaço a bordo, e eu fiz sem problemas no embarque, enquanto caminhava para dentro do avião, apenas entreguei para os rapazes que ficam um pouco antes da porta do avião. Vi os gabaritos que eles usam disponíveis no embarque e no chek in mas não vi eles usando...