Namorado dependente químico, o que fariam?

Meu namorado tem 26 anos, passou a adolescência usando drogas e isso o atrasou muito em relação a estudos e trabalho. Ele fez enceja esse ano, está fazendo curso para seguir profissão e é pai solo de um bebê de 11 meses. A maior parte das despesas quem arca é a mãe, já que ele não recebe pensão da mãe do bebê (longa história, em processo judicial).

Ele faz doces para conseguir uma renda extra, mas ainda sim é um valor imprevisível e não cobre as necessidades do neném. Também percebo que a mãe o mima muito, ela é extremamente preocupada (acredito que pelo adoecimento da época das drogas), porém isso tem me atrapalhado de algumas formas, quando estamos sozinhos juntos (e ela sabe que ele está na minha casa), ela vive ligando pra ele, mandando mensagens, perguntando que horas ele vai embora ou conversar coisas fúteis. Não consigo relaxar e aproveitar meus momentos com ele. Ela também é desagradável com ele em algumas situações, meio que humilhando e dando "bronca" como se ele fosse uma criança. Fatos esses que me deixam desconfortável. Obviamente não interfiro na relação deles, mas quando acontece essas coisas na minha frente, eu fico sem graça.

Sei que ela é muito família, preza pelos filhos, mas já passou da hora de ela deixar as rédeas se afrouxarem, principalmente para o filho dela que não é criança mais. Fico com certo receio de como será quando nos prepararmos para morar juntos.

Outro fato que fiquei meio decepcionada é que ela ficou "chateada" comigo por que esqueci de lavar o meu prato após comer um cachorro-quente. Sempre que eu posso, lavo a louça sem me pedirem, por que simplesmente acho um gesto de educação, e só por que me esqueci conversando com ele e o primo dele, ela ficou chateada comigo, ao invés de ter conversado comigo, foi expor isso a ele.

Às vezes tenho medo da minha relação de nora e sogra dela acabar sendo iguais os relatos que ouço falar. Ela já não se dá bem com o genro dela, então eu fico pensando nisso também. Ela também já me disse que
anônima
anônima
25/10/2022 17h51

Eu li boa parte, mas ja deu pra ver que não e uma pessoal que

acrescenta algo na sua vida, melhor cair fora, o quanto antes.