
anônimo
Se por morte você quer dizer popularidade, o motivo é simples. Dinheiro e cultura. Vamos
falar de grana primeiro: É mais rentável lançar todo mês um mc Fulano, ou uma dupla Zé Ruela & Mongolóide. Funkeiro não lança álbum, lança hit. Cai no gosto popular sem precisar de muito tempo de composição e originalidade.Com o advento da internet, veio a morte da MTV e da venda de álbuns, e muitas bandas perderam o chão. Outro consequência foi a morte das gravadoras, só banda antiga e grande ainda tem contrato. E com gravadoras morrendo, acabou o investimento em propaganda, pra colocar bandas de rock nas paradas das rádios. No centro-oeste, por exemplo, 90% das rádios é da galera do sertanejo, não tem como as bandas penetrarem nesse meio.
Agora entramos na questão cultural: a musica perdeu espaço. Na minha época de criança, não havia internet, o passatempo pra muito gente era ouvir discos, aprender um instrumento. Hoje molecada prefere netflix, videogame, redes sociais.
E espaço da música em si reduziu. Musica virou o que bomba em video de tiktok, meme, clipe. Trechos cada vez mais curtos. Qual a última vez que você ouviu um disco inteiro? Sem distração?
E sem conseguir atingir as massas, o rock acaba se afastando da cultura popular. Desconhecimento e desinteresse.
Logo, banda de rock não dá dinheiro, não cai no gosto popular. Muito trabalho pra pouco retorno. Logo, acaba no underground, de onde nunca deveria ter saído.
Não vamos romantizar o passado. O próprio rock tava virando uma merda quando era popular. Cine, restart, Simple Plan. Aí que tava o rock popular nos anos 2000.