Você é dono de seus passos, senhor de seu caminho?

Você acredita em determinismo, ou seja, que está fadado às suas condições econômicas, sua herança genética e a um plano divino? Ou pensa que a soberania da subjetividade humana permite ao homem escolher a cada passo o seu caminho?

"Assim, não temos nem atrás de nós, nem diante de nós, no domínio luminoso dos valores justificações ou desculpas (...) o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não criou a si próprio; e no entanto livre, porque uma vez lançado ao mundo é responsável por tudo quanto fizer..." (J.-P. Sartre. O Existencialismo é um humanismo. Lisboa, Presença, s/d, p. 226)

Obs: tô lendo esse autor aqui e me apaixonando, recomendo!
08/08/2015 20h43
Ótimas perguntas, como sempre @Kdomingos

Eu enxergo o viver como uma liberdade (por parte do Eterno) porém presa a influências sociais, econômicas, culturais... (por parte das pessoas e dos problemas que elas próprias criaram)

Diversos fatores orientam nossa vida, e influenciam nossos pensamentos nas tomadas de decisões, cabe a nós nos desprendermos das amarras que nos guiam a caminhos que não nos fazem bem e acredito que a decisão de escolha será sempre nossa. Nunca poderemos jogar a culpa por um fracasso nosso à outras pessoas (mesmo que elas tenham criado fatores que nos condicionaram a escolher)

Porém eu não considero que eu posso influênciar tudo...
Eu não posso determinar se amanhã fará sol ou chuva, Se eu permanecerei com meus braços ou vou perde-los, Se o campo dará sua coljeita, ou se haverá uma catastrofe. A gente só escolhe no presente e sempre será nosso, o poder de escolha, porém isso não significa que não exitam coisas que não estejam determinadas a acontecer como por exemplo a nossa morte, a influência da gravidade, ... e outros fenômenos que são regidos por leis naturais. E para aqueles que crêem nas escrituras, alguns eventos que o Criador narrou que aconteceriam, se levar em conta que ele é Eterno e conhece o passado, o presente e o futuro, ele só falou os fatos que iriam acontecer, alguns por interferência direta dele, outros por consequências das atividades humanas.