Você acredita que somos a média das pessoas que nos rodeiam?

Por exemplo, se você cresce em um ambiente fracassado, sem maiores perspectivas, sua mentalidade será de derrotado, com zero ambições, concorda?

Ps: é só uma tendência, obviamente.
anônimo
anônimo
anônimo
anônimo
25/11/2022 16h31

Creio que sim, em partes. Vamos considerar sucesso na carreira como parâmetro.

Se fulano é rodeado

de pessoas que já foram bem sucedidas na carreira x e seguir o mesmo caminho, com certeza será mil vezes mais fácil. Afinal, ele terá mentores para seguir.

Mesmo que sejam de outras carreiras, as pessoas vão tendo acesso e a pessoa terá maior facilidade nisso. Mas, não é determinante se a pessoa for preguiçosa. Mesmo com muito incentivo, podem ser meia boca. Só que com pais com visão mais ampla, vão puxar esse bocó e usar contatos para ele ser alguém.

E isso tudo está intrinsicamente ligado com desigualdade social. Imagine uma pessoa que nasce numa família pobre, sem perspectivas e quem a única coisa que vê na frente é miséria?

A pessoa tem que ser muito determinada, guerreira, forte e ter muita SORTE para enfrentar os desafios e chegar em algum lugar. E mesmo assim, é um percentual bem pequeno que consegue (digo sucesso considerável - sair da merda, até acho que dá).

Então, se a pessoa nasceu em uma família rica e consequentemente tem contato com pessoas de sucesso, terá muito mais facilidade para ser alguém, mesmo que mediano. O cara que nasce rico, para ficar miserável depois, tem que ser um zero à esquerda.