@villey, na linguagem popular, falam "cloro", mas é o íon cloreto que é o que tá presente mesmo. É como eu expliquei mesmo. O processo de desinfecção se dá com hipoclorito, mas falamos "cloro" na linguagem popular, só isso. E o ânion não precisa estar com um cátion pra existir, não. Na verdade, em solução aquosa, ele nunca está com um. É mais complexo do que se ensina na escola.
anônima
1a
sim, o anion é uma especie que ganhou um ou mais eletrons. acontece q na materia está escrito que o ion hipoclorito é da reação da água com o CL2
E esse link que você pôs aí fala algo errado. Na linguagem popular, fala-se "cloro" pra se referir ao que é, na verdade, hipoclorito, ClO-, aí, por causa disso, a pessoa que escreveu isso daí colocou Cl2, pois ouve na linguagem popular e só fez botar no Google o que era cloro, pqp! Tá errado, ok? Se não, ia se formar HCl na água, o que, obviamente, não ocorre. Sei do que falo, sou químico.
anônimo
1a
100% das pessoas que morreram, tomaram água um dia. Diga não para a água.
Matérias assim falam coisas utilizando termos populares pra facilitar o entendimento das pessoas, mas isso gera coisas erradas às vezes. É só lembrar que são jornalistas escrevendo, não químicos. E nem tudo é como você aprende na escola, ainda tem isso.
anônima
1a
ah, esqueci que agua com cloro forma ácido junto do H... descurpe
Isso, anônimo, forma, por isso que não existe nem se adiciona cloro em água como dizem na linguagem popular, e sim, hipoclorito, que libera íons cloreto, que é extremamente essencial para tornar a água potável.
E não é cloro, é cloreto
cloreto é toda molécula que tem um ânion de cloro com um cátion, jênio. o sal de cozinha é um cloreto