Acha que sentir ciúmes é normal? O que diferencia o ciúme normal de um doentio?

Vc acha que o ciúmes realmente é necessário dentro de uma relação?
Apontando dois extremos, sendo o primeiro de pessoas que sentem vontade de verem seus parceiros com outras pessoas (exemplo: http://www.pergunteaumamulher.com/2012/10/te-conto-como-convenci-minha-mulher.html), e o outro notícias de crimes motivados por ciúmes (exemplo: http://www.otempojornalismo.com.br/policia/justica-gaucha-denuncia-homem-que-decepou-maos-da-esposa/), até que ponto o ciúme é normal pra vc dentro de uma relação?
anônimo
anônimo
anônimo
anônimo
15/08/2015 17h20

O ciúme normal é transitório e baseado em fatos. O maior desejo é preservar o

relacionamento. Algumas pessoas o encaram como prova de amor, zelo ou valorização do parceiro. Outros o consideram uma prova de insegurança e baixa autoestima. Já no ciúme patológico há o desejo inconsciente da ameaça de um rival, assim como o desejo obsessivo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do outro. Caracteriza-se por se exagerado, sem motivo aparente que o provoque, deixando o ciumento absolutamente inseguro e transformando-o num tremendo controlador, cerceador da liberdade do outro, podador de qualquer atividade que o parceiro queira fazer sem que ele esteja presente.
Dúvidas se transformam em ideias supervalorizadas, levando a pessoa a checar, verificar se ela tem fundamento. Checa celulares e ligações recebidas constantemente, quer saber quem enviou mensagens, que e-mails recebeu e por qual motivo, com quem falou e sobre o que, onde está e a que horas voltará, quem são os amigos e porque os têm; acha que se a pessoa se arruma para sair, mesmo que seja para o trabalho, está "se arrumando para encontrar o amante"; se há algum atraso é motivo de brigas e questionamentos intermináveis; e por mais que tente aliviar seus sentimentos, nunca estará satisfeito, permanecendo o mal estar da dúvida. Enfim, a vida a dois transforma-se num verdadeiro martírio.