
anônima
Belo e moral. Os dois maiores saltos de desenvolvimentos socioeconômicos da história foram feitos por
partidos comunistas: China e União Soviética.Russia: um país com 90% da população camponesa e pobre, cujas cidades entraram no século XX sem saber o que era eletricidade. Só vieram a ter um plano de eletrificação para as cidades em 1921. Passou disso a derrotar Alemanha nazista na Segunda Guerra nos anos 40 e disputar a corrida espacial e liderança geopolítica mundial com os EUA.
China: um século sofrendo nas mãos da Inglaterra por causa da Guerra do Ópio e os acordos de naquim. Essa era é conhecida pelos chineses como século da vergonha. Em 1949 a China era o país mais populoso e o mais pobre do mundo, a expectativa de vida do chinês era 37 anos. Com a revolução comunista e o grande salto adiante, nos anos 70 já era quase 70. Hoje é o país mais poderoso e rico do mundo. E daqui a duas décadas terá erradicado a pobreza.
Até Cuba. Um país minúsculo, pobre e desde os anos 60 sofrendo embargo econômico, conseguiu liderar o IDH da america latina, zerar o analfabetismo e praticamente erradicar a mortalidade infantil por desnutrição.
É difícil o processo, passa por muita fome, pobreza, repressão, revolta popular, sabotagem(dentro do partido, internacional). O futuro não é construído da noite pro dia. O feudalismo, mercantilismo, escravidão, trabalho infantil, sistemas e formas de trabalhos ficaram para trás. O capitalismo também ficará.