além da qual o governo assume para reduzir as crescentes desigualdades?

anônima
21/01/2023 17h49
(1) O capitalismo é embasado na acumulação, principalmente acumulação de capital
(2) Em países democráticos, o
liberalismo forma um casamento de conveniência com a democracia. Para Bobbio, esse é um casamento de conveniência pois democracia presume igualdade e liberalismo presume liberdade. Esses dois fenômenos são mutualmente excludentes.
Para aumentar a liberdade das pessoas, deve-se constranger a igualdade das pessoas. Para aumentar a igualdade das pessoas, deve-se constranger a liberdade das pessoas.
Esse casamento de democracia e liberalismo acontece pelo rebaixamento do ideal igualitário que funda a democracia. A democracia passa a ser igualdade somente perante a lei.
(3) Daí que o país democrático não pode confiscar os bens de capitalistas, pois estão infringindo a democracia liberal vigente. Ao mesmo tempo que não têm obrigação de fornecer igualdade para a população em forma de igualdade material efetiva (a igualdade é somente perante a lei).
(4) Em países ditatoriais, o confisco das riquezas pode acontecer. Ou mesmo, comunistas já teorizaram sobre a questão da nacionalização ou socialização dos meios de produção. (Mas em nenhum país central europeu isso foi possível, devido à força bélica do Estado. Fora erros teóricos da leitura de mundo feita pelos marxistas)