24/01/2023 17h43

Porque possuem uma preguiça intelectual que os inclina a apresentarem soluções fáceis pra situações complexas.

Dizem

que o sistema capitalista é culpado pela existência da pobreza. Uma mentalidade extremamente leviana e reducionista, que não reconhece ser humanamente impossível uma completa extinção da pobreza da face da Terra.

O sistema capitalista não ataca liberdades individuais naturais básicas, como a de expressão, econômica, ou propriedade privada, ele as preserva. Ao contrário dos sistemas socialistas e comunistas, que são ditaduras de esquerda, e querem acabar com essas liberdades.

Então antes de preferir o capitalismo por motivos econômicos, as pessoas o preferem por motivos liberais, humanitários, já que as alternativas esquerdistas são modelos ditatoriais.

Outro ponto, é o fato de não vermos a classe pobre, em sua gigante maioria, destinando seu tempo e energia pra reinvidicarem ao Estado que retire parte do dinheiro e posses dos ricos, pra dar a eles. Mas sim exigindo condições, igualdade de oportunidades, pra progredirem financeiramente com seus próprios méritos.
Ou seja, a forma pela qual os pobres querem prosperidade é a fórmula capitalista (trabalhando duro), não a forma socialista ou comumista (abolicão de propriedades e bens, repartindo-os com o coletivo).

Tanto por motivos liberais democráticos, como por motivos econômicos, o modelo capitalista é, até o momento, no mínimo o menos pior, e o apoiado pela maioria das pessoas, consciente ou inconscientemente.

E se formos para pra ver a prática desse pessoalzinho aí, 99% desses "anti-capitalismo" se deliciam nas benesses e mimos do capitalismo, ao qual juram que se opõem. Nem eles mesmos vivem como pregam.

Não passam de hipócritas querendo sinalizar virtude.