IBGE - autodeclaração de cor de pele em 2021

"43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos".

Interessante que os que se declaram branco tem diminuído, para efeito de comparação no último senso 2010 era de 47%
anônimo
anônimo
28/01/2023 15h50

O advento tecnológico tem contribuído para a difusão da identidade étnica, tem dado voz e

espaço para pessoas de diferentes etnias. Isso tem influenciado o comportamento populacional.

Vou contar uma experiência pessoal...

Eu alisava meu cabelo desde a infância, porque um cabelo como o meu era mal visto anos atrás. Não era só por isso, mães de meninas com os cabelos crespos e cacheados não sabiam cuidar dos mesmos, e não existiam produtos adequados para nossos tipos de cabelo.

Esse cenário foi mudando, cada vez mais as mulheres e homens pretos foram assumindo suas identidades e isso gerou uma corrente do bem, um foi se inspirando no outro. Foi o que aconteceu comigo, eu não aguentava mais ser refém da química desde os meus 7, 8 anos de idade, e tomei coragem por causa dessas pessoas. E então, em 2015, decidi finalmente passar pela transição capilar. Em 2016 fiz o BC (Big Chop), cortando toda a parte com química do meu cabelo. Nossa, foi um alívio tão grande, que vocês não têm noção. Eu voltei saltitando para casa e mesmo tendo percebido olhares de reprovação, eu só conseguia sorrir por dentro.

Meu cabelo ficou extremamente curtinho na época, meu pai me chamava de "Joãozinho". Certa vez, indo para a igreja, alguns rapazes ficaram a rir de mim e disseram: "é benino ou benina?". Eu nem olhei para o lado, mas aquilo por dentro me machucou.

Mas, também recebi alguns elogios e fiquei muito feliz quando ouvi de duas garotas na escola, que criaram coragem de fazer seus BC's depois que eu fiz o meu. E que lindas elas ficaram! Seus cabelos cresceram, elas pareciam ser outras pessoas, verdadeiras meninas super poderosas!