anônimo
anônimo
06/02/2023 17h28

Há um livro de Perelman que menciona sobre dois corredores, um deles o Usain Bolt.

O outro corredor treina mais quantidades de horas diárias que o Bolt e ainda dessa forma não consegue ser mais ágil que este último. Seguindo essa linha, podemos pensar que não é necessariamente o esforço por si só que definirá êxito em vida de alguém, da mesma forma que somente o talento natural ou inclinação para algo não desembocará em tal destino, se não houver lado a lado o esforço contínuo.
Um outro ponto é que quem afirma que alguém só não obteve sucesso porque não se empenhou o suficiente, acaba por afirmar em simultâneo que aqueles que não sobem as escadas do sucesso são fracassados, alimentando neles os pensamentos derrotistas e de culpa.

Um exemplo que ilustra bem o caso é eu pretender ser um físico notório, mas não possuir as qualidades necessárias para tal. Embora eu me esforce diariamente a aprender da mais básica até a mais avançada física, uma pessoa que já possui a inclinação natural para essa área levará muito menos tempo para avançar em termos de conhecimento acumulado do que eu, e essa por consequência terá muito mais chances de estar no pódio.

Em suma, esforço aliado ao talento natural e também as oportunidades, um bom cultivo dos talentos para o florescimento da inclinação no lar materno etc, que vão abrir caminho para as escadas do sucesso.