Meu pai é um alcoólatra e isso é uma coisa que prejudica minha saúde mental também

Pois é meu pai acima de tudo , mas ele não aceita ajuda e não larga de jeito algum. Meus familiares disseram que ele disse preferir perder a própria mãe , mas não quer largar a maldita bebida e ele bebe de segunda a domingo , todo santo dia. Penso todos os dias em desistir dele porque eu aviso ele desde criança , oque devo fazer?
anônimo
anônimo
anônimo
anônimo
04/03/2023 21h22

Você não desistirá dele em nenhum momento. Ele que desistiu de tudo. Não há o

que se fazer por ele, pois ele não quer. Seu dever é minimizar o dano colateral, ou seja, proteger a si mesmo e ao resto da família, mas ele não. Pode parecer duro, mas a verdade é essa. Você deve deixar para lá.
Se você é adolescente ou depende financeiramente dele de alguma forma, sua situação é péssima, e o dano já sofrido perdurará para o resto da vida (sinto muito, mas a vida é injusta mesmo). Você deve buscar uma fonte de renda própria urgentemente, qualquer que seja a sua idade. Busque um emprego como Jovem Aprendiz, venda água mineral e doce nos semáforos ou faça alguma outra coisa que torne sua família autônoma a ele.
Se não for você pode ir para o passo seguinte, que é morar sem ele, e recusar que ele entre na residência. Se precisar que ele viva na rua, deixe-o viver na rua. Se precisar que ele passe fome, deixe-o. Não ofereça ajuda. Se ele quiser deixe claro que o amor e a piedade devem ser merecidos, e que ele precisará provar que abandonou (e não que abandonará) o álcool antes de voltar. Aprenda a ser impiedoso enquanto sua sanidade estiver intacta. Se esperar que sua sanidade se perca, você não conseguirá mais sequer tomar decisões, então será bem pior para você e para o resto da sua família.