Todas essas nomenclaturas possuem razões, ideias e até mesmo motivos diferentes, a única coisa que
há em comum entre eles é o fato de que mulher é o alvo da crítica (redpill não se limita só a isso, é uma ideologia mais desperta).A redpill é uma ideia de autocrítica, de autoconhecimento, é uma ideologia para despertar as pessoas da imundície que o mundo anda se tornando, sobre as mulheres em si o foco é não dar valor, atenção nem recurso para mulheres que não valem nada; não valorizar mulher promíscua, arrogante, burra, que não se cuida, que não respeita, que não ajuda. A Redpill é uma ferramenta para filtrar toda a sujeira ficando apenas o que é limpo, porque há mulheres boas mas é uma parcela muito pequena delas.
Mgtow já uma ideia mais radicalista para quem não conhece a redpill, a ideia de vida é que as mulheres boas não existem mais e levando em consideração todos os malefícios que você terá em se relacionar com uma mulher, sejam eles emocionais, financeiros e até mesmo judiciais, chega-se a conclusão que a ideia de relacionamento não é mais viável ao bom homem; vale mais investir em si mesmo, nos seus hobbies e na sua carreira, do que perder parte deste tempo com uma mulher que pode tomar tudo isso de você.
Incel é algo muito mais complicado e velho que tudo isso, basicamente hoje a ideia de Inceldom é que devido a disparidade no mercado sexual não é proporcionalmente possível um homem de valor X conseguir uma namorada minimamente aceitável, restando a lamentação e a autocrítica.
Todas as ideologias procedem e possuem de fato estatísticas e leis escritas judicialmente que comprovam que a relação com as mulheres para o bom homem está cada vez mais inviável e complicada. E mesmo que nenhuma delas exclua a ideia que há mulheres boas, o tempo e as chances de encontrar uma são irreais.