Você, de esquerda, acha que a social-democracia funcionaria bem aqui no Brasil?

Ou você acha que a qualidade de vida só melhoraria com uma revolução organizada pelas classes populares?

O fato é que atualmente somos explorados por potências capitalistas imperialistas e que boa parte do dinheiro dos países subdesenvolvidos (incluindo o Brasil) acabam parando na mão de bancos norte-americanos e europeus.
anônimo
anônimo
11/03/2023 23h52

Tá viajado nesse papinho de exploração hein fioti? Papinho típico de político latino americano que

vende essa ideia para manter o povo preso no subdesenvolvimentismo.

A Cingapura, que era pobre, e hoje se torna um centro financeiro do mundo cresceu sendo explorada pelos EUA? Então partiu ser explorado.

Até a China que era fechada, abriu-se comercialmente para crescer, caso contrário ficaria preso na bolha dela.

O problema desses países subdesenvolvidos (incluindo o Brasil) é que eles se fecham comercialmente para proteger algo que não existe no país deles, vendendo uma ideia enfadonha de patriotismo.

Amigão, essa social democracia europeia só funcionaria se o Brasil fosse um país com riqueza, industrializado... o Brasil não consegue se manter sem importar bens de consumo de outros países como desses que você diz que nos explora. Além disso, tem um limite também, não se pode conceder benefícios e aumentos de salários enormes imaginando que isso resolveria as injustiças, porque não vai.

Uma revolução organizada popular vai aumentar nossa produtividade? Vai aumentar nossas safras? Irá melhorar nossa infraestrutura? Irá produzir bens de consumo em larga escala para atender a demanda nacional? Melhorará nossa tecnologia para ficarmos mais competitivos com os demais países? Aumentarão nossas exportações? Abrirá o mercado para importar bens de capital? Se nada dessas coisas que eu falei melhorar, a pobreza não vai melhorar nem 1 dedinho com essa tal revolução ilusória sua, pelo contrário, é capaz de afugentar todo mundo e o país mergulhar no fracasso econômico.