Pra vocês, traição tem perdão?

Uma coisa é perdoar e seguir em frente, outra coisa é perdoar e ficar com a pessoa. Mas e aí, vocês continuariam no relacionamento?
anônimo
anônimo
20/03/2023 18h38

Perdoar não significa ser feito de trouxa várias vezes em nome de uma moralidade distorcida

culturalmente, se um criminoso te rouba e você perdoa ele, não significa que você tenha que contratar ele caso tenha roubado a sua loja ou morar ao lado dele para provar que "perdoou", a mesma coisa acontece com agressões, assassinatos etc. A Dúvida que fica no ar, pq na traição seria diferente? Pq as pessoas insistem que perdão na traição implica diretamente em continuar com o(a) traidor(a) levando vários chifres por anos e anos para "provar" que foi capaz de perdoar?.

Penso que perdão se refere ao ato de conseguir analisar uma situação por todos os ângulos possíveis e ser humilde o suficiente para reconhecer que apesar do crime, atitude desonesta ou ruim contra a sua vida, ainda sim, você é capaz de entender o que motivou aquela pessoa a praticar o ato desonesto, o que por sua vez culmina em conseguir superar a situação difícil e viver sem guardar rancor daquela pessoa, mesmo que você não concorde com a atitude.

Exemplo: Um pai que perdoa o filho que xingou ele, perdoar não significaria permitir que o filho continue xingando o pai, muito menos significaria fingir que falta de respeito não é uma atitude ruim.

O pai poderia ter capacidade de compreender o filho, a situação, analisar o contexto, perdoar o filho e ainda sim corrigir o filho, isso não quer dizer que o pai perdoa menos que os outros pais mais "frouxos" com os filhos.