Religião e milagres: contexto espiritual ou efeito biológico?

Nunca fui estudioso em assuntos religiosos, mas tive a chance de conhecer pessoas com conhecimento incrível. Pesquisadores de centro de pesquisa de renome e profundamente evangélicos.

Cheguei a conversar sobre a questão de milagres em uma oportunidade e percebe-se que o milagre acontece em todas as regiões do globo, em todas as culturas e em todas as religiões.

Existe algo em comum, o milagre sempre está associado a uma probabilidade de algo acontecer. Pode-se atribuir como milagre um tiro que atravessa o crânio e não mata a pessoa ou a cura de um câncer em estado avançado. No entanto, para alguns, tudo não passa de probabilidade.

Exemplo, se 5 milhões de pessoas lavarem tiros, algumas podem escapar. Dessas, pode-se atribuir a um efeito probabilística ou intervenção divina.

O fato é que alguns milagres estão associados a efeitos biológicos como a cura, aqui entra minha curiosidade. As curas estão sempre atrelada a efeito biológico que o corpo passa a se curar de algo de maneira não compreendida pela medicina.

Acontece que em todas as religiões, culturas, povos e etc, a cura inexplicável existe como se fosse algo que o próprio ser humano possa ativar, só não se sabe bem como seria a ativação, talvez, a fé seja esse gatilho.

A questão toda volta a um ponto. Existe relato de milagre de crescimento de membros? Um ser humano que nasceu sem braço e depois desenvolveu de maneira inexplicável ou todos os milagres de curso estão atrelados a uma questão diferente?

Não estou questionando religiosidade, ou desrespeitando alguém...
31/03/2023 00h53

Na sua própria pergunta vc já tem um posicionamento bem claro.

Ateus dirão que coincidências causam

isso. Religiosos dirão que Deus é Deus e não se discute.

Eu creio que a fé realmente acelere um processo de cura, sim. O poder da mente reflete no corpo. Mas acredito também no espiritual e no mistério Divino. Me pergunto se todos nós, seres falhos, somos merecedores desse tal "milagre" ou apenas pessoas "especiais"?

Enfim... Quanto mais eu penso, mais eu me questiono. E isso é ótimo!

Edit: me recordei de uma ajuda que eu tive recentemente. Uma entidade colocou a mão em meu estomago, sem eu contar que eu estava semanas com dores, e após aquele dia não senti dores, mas não fiquei com isso na cabeça. Enfim...