Religião e milagres: contexto espiritual ou efeito biológico?

Nunca fui estudioso em assuntos religiosos, mas tive a chance de conhecer pessoas com conhecimento incrível. Pesquisadores de centro de pesquisa de renome e profundamente evangélicos.

Cheguei a conversar sobre a questão de milagres em uma oportunidade e percebe-se que o milagre acontece em todas as regiões do globo, em todas as culturas e em todas as religiões.

Existe algo em comum, o milagre sempre está associado a uma probabilidade de algo acontecer. Pode-se atribuir como milagre um tiro que atravessa o crânio e não mata a pessoa ou a cura de um câncer em estado avançado. No entanto, para alguns, tudo não passa de probabilidade.

Exemplo, se 5 milhões de pessoas lavarem tiros, algumas podem escapar. Dessas, pode-se atribuir a um efeito probabilística ou intervenção divina.

O fato é que alguns milagres estão associados a efeitos biológicos como a cura, aqui entra minha curiosidade. As curas estão sempre atrelada a efeito biológico que o corpo passa a se curar de algo de maneira não compreendida pela medicina.

Acontece que em todas as religiões, culturas, povos e etc, a cura inexplicável existe como se fosse algo que o próprio ser humano possa ativar, só não se sabe bem como seria a ativação, talvez, a fé seja esse gatilho.

A questão toda volta a um ponto. Existe relato de milagre de crescimento de membros? Um ser humano que nasceu sem braço e depois desenvolveu de maneira inexplicável ou todos os milagres de curso estão atrelados a uma questão diferente?

Não estou questionando religiosidade, ou desrespeitando alguém...
31/03/2023 06h11

Eu acredito no poder da fé. A nossa mente pode fazer coisas inimagináveis, a lei

da atração não é uma bobagem pra quem tem domínio da própria mente e, principalmente, força mental. Não é qualquer um que consegue materializar coisas que a própria mente deseja, visto que, como eu falei, é necessário domínio e força. Se uma pessoa está empenhada em uma cura e tiver fé daquilo, acontecerá, e a biologia realmente está atrelada nessa conquista, visto que a mente e o corpo estão conectadas também.

Mas para tudo há um limite. Nossa biologia diferente de alguns animais que possuem tal crescimento voluntário de membros amputados, como alguns répteis, por exemplo. Temos nossas limitações físicas como seres humanos.