14/04/2023 22h04

E quem disse que importação é algo ruim? Importar matéria prima e bens de capital

é excelente para turbinar as nossas industrias.

Mas o Japão e a Cingapura fizeram coisas assim para se desenvolver, os EUA eram extremamente protecionistas até os anos 80.

Um fato curioso é sobre a Cingapura, de país pobre, mais pobre que o Brasil, se tornou uma potência. Isso se deu a sua abertura comercial, modernização de seu sistema regulatório, subsídio e valorização às industrias nacionais, e investimento em capital humano. Hoje, Cingapura bota o Brasil no chinelo em relação inovação.

Restringir a importação de modo geral é uma burrice tão grande que chega a assustar, isso é feito com cautela, avaliando as deficiências e potencial e o seu objetivo com isso.

O Japão fez isso quando a Toyota era pequena, impediu a GM americana de adentrar em seu território para proteger a Toyota, e por incrível que pareça, deu certo, hoje a Toyota exporta veículos para vários continentes, do Brasil até os EUA. Mas havia um objetivo, não foi feito de qualquer jeito.

A Suíça é um dos poucos países que nunca adotou medidas protecionistas e é um dos, se não o melhor país do mundo, seu povo vive invejavelmente bem, a sua expectativa de vida, segurança pública, taxa de desemprego e etc.. são invejáveis.

Então, não existe formula mágica para vencer o desemprego e a pobreza, vai do contexto e cultura de cada país, de sua estratégia econômica e etc... Nos EUA e no Japão, o protecionismo até ajudou de certa forma em determinado período, mas no Brasil surtiria o mesmo efeito? Temos um plano a mais do que somente isso? Enfim...