16/04/2023 17h47

Eh necessário um equilíbrio.

Eu lembro muito do Professor Xavier e Magneto nos X-MEN. Professor Xavier

era um pacifista, achava que dava para dialogar com os humanos, encontrar a paz para que Mutantes e Humanos poderiam se entender.

O Magneto por outro lado, achava que pacifismo não adiantaria nada, pois os seres humanos nunca aceitaria a presença dos mutantes. Magneto defendia uso da força para proteger os mutantes.

São visões distintas, não estão erradas. Muitos dizem que essa dualidade pacifismo x violência representado pelo Professor Xavier e Magneto foi inspirada em Martin Luther King e Malcon X.

Martin Luther King era um pacifista, e ele não era fraco. Pelo contrário, era um líder poderoso, admirado e que conseguia reunir multidões. Suas ideia ecoam até hoje.

Malcon X, por sua vez, defendia uso qualquer meio necessário para lutar pelos direitos dos negros, inclusive uso da violência contra brutalidade policial.
Ele tbm foi um líder importante.

Os panteras negras tbm usaram a violência desmedida, mas não acho que conseguiram ser mais eficazes do que o pacifismo de Luther King.

Em suma, acredito que eh necessário haver equilíbrio . Se eh possível resolver o conflito pacificamente, essa deve ser a solução. Se as tentativas de obter uma solução diplomaticamente falharem, resta o uso da força.

A inteligência consiste em saber qual eh o momento em que deve se deve ser pacifista e qual o momento adequado para se utilizar a força.

Mas em hipótese alguma vc deve confundir pacifismo com submissão. São coisas diferentes. A submissão sim eh um sinal de fraqueza, mas o pacifismo jamais.