O que acharam da Petrobras ter abrasileirado o preço dos combustíveis?

16/05/2023
A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) o fim da paridade de preços do petróleo – e dos combustíveis derivados, como gasolina e diesel – com o dólar e o mercado internacional.
Pela regra em vigor desde 2016, o preço desses produtos no mercado interno acompanha as oscilações internacionais, ou seja, não há intervenção do governo para garantir preços menores.
A Petrobras anunciou o fim desse mecanismo automático.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/05/16/petrobras-anuncia-fim-da-paridade-internacional-do-petroleo-e-nova-politica-de-preco-para-combustiveis.ghtml
16/05/2023 11h46

Bom, a paridade internacional tem um motivo óbvio. Quem é manter os preços conforme o

mercado. O Petróleo é uma commodity internacional. A partir do momento que o mercado aumenta, a gasolina é influenciada. A grande questão é o que o Brasil não é autossuficiente, principalmente, por falta de tecnologia, pois temos muita gente inteligente para fazer acontecer. Então, o que falta mesmo é incentivo do Governo.

Mas, a partir do desvinculo do preço com o eixo internacional, a empresa terá que subsidiar essa diferença. Afinal, isso tem que sair de algum lugar. Fazendo isso, a empresa terá menor resultado e consequente irá atrair menos acionista. Ah, mas isso só ajuda acionista... Mas, tem que entender que dinheiro de acionista é capital externo, e capital externo torna a balança comercial positiva, que consequente influencia no PIB.

O PIB, entre as suas métricas, considera o eixo interno e externo.

Não sou economista, por isso não posso me aprofundar mais, mas, só quero dizer que se não há paridade, alguém tem que pagar, nesse caso, a Petrobras.