O que você pensa sobre a discussão do racismo no Brasil? Algumas pessoas afirmam que isso não existe...

Um possível usuário aqui do site chegou a procurar o reclame aqui, pois ele não concordou com o julgamento das pessoas quanto a comentários dele que foram considerados racistas. Eu encontrei a reclamação dele agora, pesquisando coisas aleatórias no google.

https://www.reclameaqui.com.br/ela-ele/fui-acusado-de-racismo-no-site-elaele-e-nao-tem-a-opcao-denunciar_cxwdb-15gJPgadLX/

O que você pensa sobre o assunto? Como você se posiciona diante desse tema? Pensa que precisa ser discutido ou julga ser desnecessário? Qual é a sua abordagem?
anônima
anônima
anônima
anônima
25/05/2023 02h08

Óbvio que existe. Tem quem ache que não existe por conta de algumas banalizações da

pauta que infelizmente acontecem, e que, ao invés de ajudar, só atrapalham o combate ao racismo.

Por exemplo:
-X chamou Y de macaco: racismo sem dúvida.

-Fulano, negro, é mais qualificado pra vaga de emprego do que Beltrano, branco, mas Beltrano pegou a vaga: muito provavelmente foi racismo, mas ainda há uma pequena (põe pequena nisso) chance de Fulano ter ido mal na entrevista de emprego e não passou confiança. Dá pra debater, pois a chance é enorme.

-Joãozinho, negro, é um chato que manda em todo mundo, não deixa ninguém falar, aí Mariazinha, branca, não quer participar da sua roda de amizades, depois de ter tentado aproximação: isso muuuuito provavelmente não é racismo, mas Joãozinho vai dizer que é racismo estrutural. Às vezes as pessoas não estão levando em conta nossa aparência pra não gostar da gente, às vezes a gente é chato. Tem vezes que vão levar, tem vezes que não.

Mas tem gente que vai dizer com certeza que os três casos são racismo, quando a chance é muito maior de ter sido só nos dois primeiros casos.
A gente precisa focar em repreender quem realmente tá sendo racista, e não dizer que qualquer um que não gostou do nosso jeito só implica por sermos coisa A ou coisa B. Repreender quem não é racista só desilude as pessoas, e fazem elas acharem que é tudo mimimi.