A vida vale a pena ser vivida?

Quais são suas considerações sobre isso?

Quais fatores são essenciais para você?
25/05/2023 17h12

Eu vivo para me descobrir, mesmo que dessa experiência eu aprenda mais sobre quem não

sou do quem efetivamente sou, acho que vale muito pena esse processo de descoberta que é viver.

Nós estamos sempre em busca de algo, crendo que esse objetivo nos trará a felicidade, a plenitude. Logo conclui-se que basta ser feliz para valer a pena viver.

Contudo, muitas vezes nos comportamos como animais irracionais quando encontramos dificuldades no caminho, na busca incessante pela felicidade tornamos o processo insuportável, a pessoa infelizmente acaba se tornando insuportável, simplesmente por não conseguir lidar com as frustrações.

Quando temos um comportamento mais leve e racional é possível entender a nós mesmos, o turbilhão de pensamentos dá lugar à calmaria, acende a lâmpada do autoconhecimento e tudo passa a fazer mais sentido.

Com autoconhecimento a vida fica mais leve, ele nos permite gerenciar melhor nossas emoções, a partir daí temos clareza para encontrar a felicidade numa xicara de chá de um dia de chuva, numa boa companhia de uma quinta-feira qualquer, num pôr do sol bonito, e muitas outras coisas triviais. A vida então passa a valer a pena, valorizamos aqueles pequenos bons momentos e não nos martirizamos pelos dias ruins, e de repente aquele objetivo distante passa a ser apenas algo a ser alcançado, não mais a razão única de viver.

Já dizia Fernando Pessoa, tudo vale a pena se a alma não é pequena.