anônimo
anônimo
25/05/2023 20h19

Não. Pois ele viraria uma empresa privada. E sabe qual é o objetivo de uma

empresa privada? Exatamente, lucro.

Vamos supor que do nada a Amazon passa a servir o serviço postal do Brasil. Agora imagina que você mora em uma cidade minúscula do interior do Ceará. Porque diabos a Amazon iria levar o serviço dela até a sua cidade, sabendo que ela pouco lucraria fazendo isso? Bom, a Amazon com certeza não iria fazer isso. E quem sairia perdendo? Você, que teria de se deslocar para uma cidade maior para receber sua roupa que você comprou na internet.

Agora voltemos a realidade. Hoje, os Correios são uma empresa estatal. Ou seja, não há um grupo de engravatados investidores cobrando da liderança da empresa mais e mais lucro. Quem manda na empresa é o estado. Então, mesmo sem ter lucro, os Correios ainda vão servir a sua cidadezinha de menos de 100 mil habitantes do interior do Ceará. Pois o objetivo dela não é ter lucro, e sim servir a população.

Lembrem-se: pra uma empresa o lucro está acima até do bem estar e da satisfação do cliente (e em alguns casos até da vida humana, os diretores da Vale decidiram que simplesmente indenizar as vítimas de um eventual rompimento de barragem dava menos prejuízo do que simplesmente reformar e modernizar elas)