Ao longo da história, o Brasil nunca conseguiu consagrar algum profissional que tenha marcado a história da ciência na economia, química, física, medicina e até mesmo no Nobel da Paz em terras brasileiras.
Afinal, por que o Brasil nunca ganhou o Prêmio Nobel? Historicamente, faltou investimento científico nos profissionais deste país?
Afinal, por que o Brasil nunca ganhou o Prêmio Nobel? Historicamente, faltou investimento científico nos profissionais deste país?
O Brasil é um país fechado para o mundo e que não fornece incentivos para
pesquisa, tecnologia e inovação. Muitos cientistas e pesquisadores reclamam da baixa verba e da burocracia para operar em solo brasileiro, nem o setor público e nem o privado tem muito interesse nesse campo. Além disso, o sistema educacional do país deixa a desejar bastante.Para você ter uma ideia, muitos cientistas, pesquisadores e até artistas brasileiros vão produzir algo bom lá fora, nos EUA e na Europa porque são países que investem nessas coisas, existe um mercado pra isso, e ele grande, além de pagar melhor. Já no Brasil, infelizmente não valorizamos tais coisas. Não é cultural do brasil investir em novas descobertas cientificas e tecnológicas. Há países pequenos na Europa que contribuem mais para a ciência global do que o Brasil com uma população muito maior, isso é um escárnio.
Esses dias eu estava ouvindo um economista brasileiro falando das dificuldades de empreender e inovar no Brasil e porque o Brasil é tão atrasado em diversos setores. Mas uma parte que chamou a atenção foi que ele citou um país pequeno da europa, esqueci o nome, e ele disse que esse país com nem 1/5 da população brasileira possui mais start-ups do que o Brasil, e que apesar de estarem surgindo várias start-ups no Brasil, ainda é muito pouco perto de países similares. Isso é uma clara evidência de como o estado brasileiro impõe empecilhos para a criatividade do brasileiro. Para que surja interesse das pessoas e das empresas de criar e inovar, infelizmente, não incentivamos isso e por isso ficamos tão atrás desses países que investem.