2a

A gente tá fudido demais pra bancar os cheios de moral e virtudes. É grana

na mão, fotinho com ditador no chão.



A turma do livre comércio adora se fazer de cega quando o assunto é Tio Sam metendo sanção na Venezuela, Suprema Corte Britânica confiscando (leia-se: roubo) 30 toneladas de ouro venezuelano. Aí a culpa é sempre da vítima, não do agressor rs.

Vejamos. Recuperar e desenvolver a América do Sul passa diretamente por Brasil ajudar os países vizinhos e ter maior influência sobre eles que EUA, Rússia, Oriente Médio, China. Garantir a estabilidade do bloco é primordial nesse momento. E não apenas carregar a bucha sozinho, de problemas já bastam os nossos. Óbvio que o lula não vai esculachar o Maduro em público e vai passar o pano.

Agora, desde antes do Chaves que a Venezuela comete o erro de depender exclusivamente das commodities de petróleo e não desenvolver outras cadeias produtivas, mais barato importar a maioria de tudo que consome. Quem já passou por lá, e eu já tive o prazer de ir umas 10 vezes(antes do boom, durante e após a crise) vai ver longos espaços de absoluto nada, nem um maldito galinheiro ou fazenda em quilômetros de terra. O problema é quando o preço do barril despenca, junte a sanções, repressão civil e autoritarismo do governo, já viu.

Recomendo o livro "A maldição do Petróleo" de Michael L. Ross, faz uma análise muito honesta do banho de sangue que é quase regra em nações com grandes riquezas naturais.
estelarr
1a
É que não tenho proximidade com ele e nem sabia o insta. ele não usa nome próprio