Vocês acham possível se apaixonar sem nunca ter beijado a pessoa?

Tenho sentimentos por um amigo que não sei explicar, já faz mais de 2 anos isso, no começo parecia mais sexual, mas eu sou casada e ele namora, sempre tentei ignorar isso. Mas percebo que eu realmente gosto dele, não é só tesão. As vezes eu até acho que ele tbm sente alguma atração por mim, mas nem eu nem ele demonstramos isso com clareza, eu tenho medo de me abrir e perder a amizade dele, sem contar que sei que é errado, pois eu estou em um relacionamento. Mas as vezes eu penso se ele também está na mesma situação que eu... Já me senti muito culpada e boba por imaginar me apaixonar por alguém com quem nunca tive nada, nem um beijo, já que já tenho quase 30 anos, e pra mim isso é coisa de adolescente... Mas o fato é que eu penso nele toda hora e não sei o que fazer
anônimo
anônimo
15/06/2023 11h34

Certamente, é factível conceber a possibilidade de experimentar paixão por outrem, mesmo sem a prévia

interação física. Tal fenômeno encontra fundamentação na compreensão dos intrincados processos neurocerebrais e hormonais subjacentes às emoções e à atração. O encéfalo humano, enquanto epicentro da atividade neuronal, dota-se da capacidade de secretar neurotransmissores, a exemplo da dopamina, serotonina e oxitocina, cuja associação se estabelece com o amor romântico e a forja de vínculos emocionais.

Por intermédio de interações não físicas, tais como diálogos, trocas de mensagens, partilha de vivências e apoio mútuo, um indivíduo pode desenvolver uma conexão emocional com outrem, desencadeando, por conseguinte, a liberação de neurotransmissores cerebrais que desvelam sentimentos de júbilo, contentamento e afeição. Esses processos neuroquímicos podem instaurar um senso de amor e paixão, mesmo diante da ausência de contato físico direto.