Acreditam que é possível mudar traços da personalidade, não ela por inteiro, mas alterar algumas coisas que não gostam. Ou acreditam que é imutável, que se torna aoenas uma atuação, já que a maioria dos nossos traços de personalidade são formados ainda na infância?

anônima

anônimo
09/07/2023 12h18
Pergunta interessante e inteligente. Sendo sincero, pelos livros que li de neurologia, neuropsicologia e psicologia,
não. Um livro principal que guia meus argumento é o Anatomia da Violência, de Adrian Raine. O que é possível fazer é refreá-la e fazer exercícios para a criação de hábitos novos que possam nos ajudar a fazermos coisas diferentes da que naturalmente estariámos inclinados a fazer.Por exemplo, criminosos que têm uma personalidade violenta moldada durante a sua história de vida podem ser ressocializados, embora isso seja tarefa difícil. Pelo que já pude conhecer na leitura, a personalidade só pode ser "mudada" (nesse caso o melhor termo seria atualizada) na fase de crescimento. Não sendo por qualquer motivo que nos meus estudos da mente se serial killers, por exemplo, seja empiricamente impossível mudar a personalidade que já foi estabelecida na fase de crescimento,que pode terminar até os 22 a 24 anos.
Essa sua pergunta é inteligente por esse motivo. É impossível respondê-la numa tacada só, pois existem variáveis de idade, crescimento, maturação cerebral e manutenção de um cérebro já desenvolvido, o que pode reduzir a praticamente zero as possibilidades de mudança na personalidade em si (o que não impossibilita uma adaptação a um novo estilo de vida e comportamento, não sendo por qualquer motivo que serial killers conseguem se passar por pessoas normais a despeito das suas personalidades antissociais e psicopáticas).
Queria ter uma pessoa com questionamentos assim para conversar, assim teria mais conversas inteligentes no meu dia a dia.
Minha resposta sincera é não sei, preciso estudar mais para poder responder essa pergunta.