Na hora de assumir um cargo público, é muito complicado na hora de reunir os documentos e fazer a declaração de bens? Rola muita burocracia? Quais documentos eu posso precisar? (além de RG e CPF é claro). Como foi sua adaptação no cargo que você assumiu?

anônimo

anônimo
13/07/2023 14h20
É de boa. A maioria dos documentos são fáceis de conseguir.
Quitação eleitoral, reservista, documento do
PIS (se tu não tiver, o RH do órgão vai solicitar um pasep para tu), os diplomas, última declarado de IRPF, comprovante de residência, conta bancária... O que pesa mesmo são os exames médicos, se você não tiver plano de saúde, pode gastar até R$2.000,00. Depende muito para qual órgão, autarquia ou fundação você vai ser empossado. Alguns cargos mais altos no executivo federal e no judiciário, os exames médicos praticamente são completos. Do pé ao fio de cabelo da cabeça.
Depois que toma posse, você vai começar a trabalhar, claro, aí será colocado em algum curso preparatório, que geralmente engloba o regimento interno do lugar onde trabalha, as competências, e algumas legislações ligadas diretamente com sua atuação...