30/07/2023 08h07

Não sei dizer.

De fato, a bíblia foi escrita pelos homens, a dúvida em questão é

se isso foi inspirado por Deus.

Há partes da Bíblia que, de fato, parece ter uma inspiração dívina, é algo que você não lê em outro lugar, principalmente nas passagens de Cristo.

Entretanto, há outras partes que são, no mínimo, de duvidar, pelos jargões e histórias bizarras sem nexo.

Outra possibilidade é que partes da Bíblia seja sim inspirado e outras partes foram colocadas lá pelo homem mesmo para defender sua tese. Sabe? Tipo político querendo usar as pessoas e deturpam os conteúdos para beneficiar a política? Então.

Há alguns estudiosos, por exemplo, que sugerem que todo cristão deveria ler apenas o novo testamento, e esquecer o velho testamento que parece conter textos inventados. Mas outros discordam disso por dizer que o antigo testamento explica o surgimento do novo.

É interessante que o novo testamento difere bastante do antigo. O antigo testamento é mais agressivo, com um Deus altamente vingativo e soluções ignorantes pra solucionar problemas da sociedade.

Já no novo, Cristo ensina algo muito diferente, saindo de um Deus vingativo para um Deus mais amoroso e que perdoa. Parte do princípio de que o amor é a exigência fundamental de Cristo. Ele prega que as pessoas devem se amar se quiserem ser salvas. Amar a Deus, mas também amar o próximo. Ele prega a redenção dos pecados e o respeito com as diferenças, deixando claro que todos são pecadores e ninguém deve apedrejar ninguém.

Dado a tudo isso, algumas pessoas preferem o novo testamento, que é mais moderno, e que faz sentido. Porque Cristo exige uma coisa de todos, ame, ame... Se as pessoas não se amarem, e prejudicarem um ao outro, neste caso sim, não será salvo por ele.