anônimo
anônimo
06/08/2023 14h13

A lógica por trás desse argumento tem a ver com produção e não com a

venda propriamente dita. Traficante de drogas possui capital porque tem o monopólio da produção. Ou seja, não existe produtoras de maconha com CNPJ, nas mãos de empresários, fazendeiros, etc.

Com a legalização não só da maconha, mas de todas as drogas, com a devida regulamentação, a produção é descentralizada, os traficantes perdem o monopólio da produção. Ou seja, algum boa praça vai querer empreender no ramo, com CNPJ, com taxas, com alvarás. Não será um negócio obscuro que envolve toda a aurea de criminalidade. O valor do produto também diminui. A cocaína é um produto caro porque envolve coisas básicas de economia, como demanda alta, complexidade da produção (por causa da lei), oferta baixa (por causa das apreensões).
_____

Alguns conservadores costumam abordar o tema com ares de moralidade. Dizem que se legalizar drogas, o consumo vai aumentar. Neste caso, o problema precisa ser tratado de forma generalizada. Que sociedade é esta que só não se acaba nas drogas por que são proibidas? Uma sociedade fracassada.