É ainda uma região com muita desigualdade social e pouca oferta de empregos. Isso faz
com que muitos jovens optem por trabalhar cedo para ajudar a família, trazer sustento pra casa. Alguns fogem para RJ ou SP em busca de emprego, não à toa que há tantos nordestinos no RJ e SP. Muitos só não vão para SC porque o povo lá é mais fechado, conservador...Estados como SC possuem baixos níveis de desemprego, o que reflete indiretamente na desigualdade social, isso contribui para que os jovens possam passar mais tempo estudando do que trabalhando.
Isso também afeta os benefícios sociais, no qual a região nordeste depende mais. Por causa do seu fraco crescimento industrial e econômico, além de começar a trabalhar mais cedo, são pessoas que acabam dependendo de auxílios do governo no futuro, principalmente se quiserem fazer filhos e não levarem uma vida mais austera.
As possíveis soluções pra isso passaria por uma transformação econômica na região. Adotar um modelo de economia mais austera e liberal como ocorre em estados como SC e SP, e investir em infraestrutura para que a região seja mais atraente ao investidor. Infelizmente, hoje em dia o governo federal tem muito poder sobre os estados, o que dificulta para que os governadores possam fazer mudanças impactantes em seu modelo econômico local. A região nordeste podia aproveitar suas belezas naturais e investir em turismo e gastronomia. Trazer segurança para que atraia turistas de todo lugar do mundo, seria interessante. Criar parques aquáticos, cassinos, parques naturais, atrações, clube de competições, hotéis de luxo, monumentos, e etc... Porém, infelizmente, algumas mudanças precisariam do aval do governo federal, o que já empaca metade do projeto. O governo local, precisaria também ter uma política fiscal menos gastadora, para que ao sobrar dinheiro, investir em projetos mais ambiciosos e largar mão de políticas públicas fracassadas.