O homem nasce mau ou a sociedade o corrompe?

Há duas posições mais comentadas: a de Rousseau e a de Hobbes.

Rousseau irá dizer que o homem nasce bom, mas a maldade existente na sociedade o torna mau. Ele despreza os elementos genéticos e traz como valor apenas as experiências vividas pelo ser humano.

Em contraponto, Hobbes dirá que o homem nasce mau e será capaz de fazer qualquer coisa. Assim, o papel da sociedade é o de limitador dessa maldade, colocando os homens maus no caminho adequado para uma boa convivência social. Nesse caso, Hobbes traz como valor primordial na definição do ser humano o fator genético.

Há, ainda, a posição que junta tanto a teoria de Rousseau quanto a de Hobbes, que dirá que a conduta do homem é baseada nos fatores genéticos e também nos fatores culturais.

Na minha concepção, a posição de Hobbes faz mais sentido, podemos observar isso nos casos notórios de crianças, como o de Jon Venables e Robert Thompson, que cometeram atrocidades: https://www.youtube.com/watch?v=IvifuXTVezA)

De certa forma, verifica-se que a genética influenciou o comportamento de tais crianças, seja pelo desenvolvimento de distúrbios mentais ou não. Então o homem teria em menor ou maior grau maldade, limitada pela moral, pelos costumes e pelas leis.

O que você é hoje, a maldade que você faz, na concepção de que nem todo mundo é completamente mal, mas também nem todo mundo é completamente bom, vem do que você é (genética) ou das experiências que viveu (cultura). O que limita você a fazer ou deixar de fazer algo reprovável socialmente?

Material de apoio e complementar: https://www.youtube.com/watch?v=hY92gwbM62M
anônima
anônima
22/08/2023 13h19

O ser humano ja nasce mau existe criancas incapetadas que ate maltratam os animais e

depois dizem que criancas sao inocentes eles nao tem maldade no coracao, vai tomar no cu por isso eu digo que prefiro ver uma criança sofrendo do que um animal, os animais sim nao tem maldade