Vou debater sobre isso e quero opiniões
Sou a favor. A mulher deve ter total autonomia e poder de escolha sobre fazer
ou não, afinal o corpo é dela, quem vai abdicar de vários aspectos da vida para se dedicar a criação de uma criança é a mãe. Parece cruel, mas pior seria colocar a criança no mundo e não dar o amor e atenção que ela merece.Além disso, já é um procedimento que é feito clandestinamente e coloca a vida de muitas mulheres em risco então, o melhor a se fazer é fazer com que as gestantes tenham acesso a esse procedimento de forma segura.
Óbvio que precisam de protocolos, critérios para a realização do procedimento, avaliar os motivos dessa mãe, condições socioeconômicas, psicologicas/ psiquiátricas, familiares, o estágio de formação em que está esse feto e as condições em que ele se encontra.
Pra não virar uma bagunça e de fato algo cruel.
Sabemos que existem métodos contraceptivos, mas também temos que levar em consideração a possibilidade de falha do método contraceptivo. Sabemos que a combinação de pelo menos 2 é o recomendado, entretanto, a desigualdade social no nosso país é imensa. Há pessoas que ainda não tem acesso à informação, eu sou profissional de saúde e já presenciei casos de mulheres que não sabiam nem como utilizar um absorvente, quem dirá a combinação de dois métodos contraceptivos. Não podemos esquecer que o SUS é para todos.