28/08/2023 00h53

As melhores universidades do mundo são as pública-privadas, administração privada com algum apoio do governo.

Nisso podemos englobar Harvard (US), Oxford (UK), e ETH (Suíça). É interessante notar que a maior parte das melhores universidades do mundo estão nos EUA ou no Reino Unido, e em ambas são escolas com administração privada e independente.

No Brasil, criou-se a equivocada ideia de que o setor privado está apenas atrás de lucro enquanto o governo está sempre (ou quase sempre) a favor das pessoas e das necessidades dos mais fracos. O que não é bem verdade na prática. Não vejo problema com universidades públicas, mas vale lembrar que mundialmente falando, as universidades públicas são as mais fracas em questão de estudo, pesquisa e desenvolvimento.

No Brasil, talvez com exceção da USP que é mantida pelo governo estadual de São Paulo, a Universidade do RJ, mantida pelo governo federal, e a universidade federal do Rio Grande do Sul, o resto não tem muita credibilidade. A UNICAMP também vem formando muitos talentos e investindo muito em pesquisas científicas.

Já as universidades privadas no Brasil são bem fraquinhas. É bom para adquirir o diploma, mas não contribui quase em nada para o Brasil e para o mundo no quesito pesquisa e desenvolvimento.

Sobre o porquê no Brasil as universidades privadas são inferiores às públicas ao contrário do resto do mundo eu não tenho muita certeza, mas acho que a burocracia e a falta de experiência com empresas público privadas como no mundo ocidental tem dificultado essa integração.