Como lidam com efeitos colaterais de ambientes tóxicos?

Infelizmente, para mim, a escola é um ambiente tóxico. Já foi pior, inclusive, com a maioria das pessoas sequer se dirigindo à japonesa tímida e pequenina. Não sei o que pensavam de mim, mas pareciam não me considerar uma garota como qualquer outra de 13 anos.

Com o passar do tempo, a situação melhorou um pouquinho, e consegui fazer umas poucas amigas. A toxicidade permaneceu, mas de uma forma menos pesada. Ainda tem as piadas com a magreza, perguntas bestas sobre a anatomia de japonesas.

Só que aconteceram outras coisas que causaram efeitos colaterais. Por exemplo, um garoto que nunca deu bola pra mim de repente vir todo interessado, educado, gentil. Eu felizmente já tinha aprendido bastante durante a época em que era tratada como uma presença exótica na classe e sabia que era empulhação, aposta para ver se alguém tinha coragem de ficar comigo. Aconteceu umas três vezes isso.

Por conta disso, eu fiquei talvez desconfiada demais. Isso me prejudica em outras situações e ambientes. Eu sei que não é a mesma situação, mas ainda assim fica um gatilho inconsciente. Talvez meu excesso de reserva até acabe afastando outras pessoas.

Se vocês passaram por isso, como lidam? Há alguma forma de ir gradativamente se livrando desses efeitos?
anônima
anônima
08/09/2023 10h48

Que pena. Eu queria conhecer um descendente de japonês, seria legal ter amizades novas. Mas

deixe pra lá, infelizmente na vida há muita gente escrota, porém, não deixe de ser feliz só porque alguns otários não gostam de tu do jeito que é, eles fazem até um favor a tu tomando distância.