A liberdade é uma ilusão então?

Se você parar pra pensar ninguém é realmente livre, literalmente.

A gente já nasce num sistema de milênios, com todos os conceitos sociais definidos prontos pra ser passados pra nós pelos nossos pais, amigos, professora etc.
A gente já nasce tendo que ver o mundo pelo ponto de vista deles. É o tal fator social, que Durkheim fala.

E o pior é, você sempre vai estar seguindo alguém, não importa se é bom, mal, você sempre vai seguir um ideal e você só vai deixar esse ideal pra seguir outro.

Porque até não seguir ideais é um ideial. E alguém vai começar esse movimento e você vai seguir. Mesmo se você não for cristão, então você é ateu, você se encaixa no grupo dos ateus, nos pensamentos dos ateus, na ideologia dos ateus.

Você só deixa um senhor para ser escravo de outro. Ninguém tem pensamento livre, você tem pensamentos que vieram de outros pensamentos.
anônima
anônima
08/09/2023 23h24

Sim. Inclusive essa forma da qual você pensa que aparenta ser diferente, foi moldada por

alguém, escrava. No final...é o que somos, nunca poderemos ser senhores se seguirmos dados pensamentos já moldados por alguém, já criados e pensados, apenas nos foi dado para mastigar e engolir se apreciarmos.

Isto se inclue até mesmo em tendências, os senhores do mundo são aqueles que inventaram, descobriram coisas desde os primórdios, são os professores da sociedade, esses são os originais dos quais não precisaram seguir algo pois descobriram, ademais, quando você reinventa um pensamento ou algo, você também não é um escravo e sim o seu próprio "senhor", "mestre", seja isso um objeto, um pensamento e etc.