Essa moça que vive de youtube, não produz nada e vive de offshore diz que a CLT é um atraso para o Brasil e alega que se não tivesse CLT o trabalhador seria mais valorizado. A coitada não entendeu que a CLT foi criada por getúlio vargas justamente para que a mão de obra do trabalhador fosse valorizada.
https://www.youtube.com/watch?v=C0TNfL2Zbxg&t=611s
https://www.youtube.com/watch?v=C0TNfL2Zbxg&t=611s
A CLT é tão boa que foi criada por um ditador inspirado nas leis de
trabalho do regime fascista italiano.Há muita coisa desnecessária na CLT que, de fato, mais prejudica do que ajuda o trabalhador.
FGTS é um grande exemplo disso. Que paga juros abaixo da inflação, ou seja, na verdade você está perdendo dinheiro.
Abono Salarial é outra coisa que é comprovada que não muda a vida de ninguém, não faz diferença nenhuma, só encarece.
Enfim...
É claro que podemos ter leis que protegem o trabalhador, como carga horária máxima, salário mínimo, direito ao descanso remunerado, seguro desemprego, licença maternidade/paternidade e multa por quebra de contrato, inclusive essas coisas existem em quase todos os países do mundo... Mas fugiu muito disso, começa a encarecer e dificultar novas contrações, e perdemos em competitividade, porque dai as empresas preferem montar suas fabricas na China, Chile, Paraguay e cia que tem leis trabalhistas mais flexíveis do que no Brasil, que além de ter leis trabalhistas muito rígida, tem pouco a oferecer na questão de qualidade dos trabalhadores e infraestrutura barata e eficiente.
Ou seja, a CLT mais atrapalha do que ajuda, e quem geralmente sai perdendo é o pobre trabalhador.
Olha que interessante, o México possui leis trabalhistas que protegem o trabalhador muito mais do que nos EUA, mas os mexicanos preferem se arriscar indo morar nos EUA do que permanecer no México, mesmo com os tais "direitos trabalhistas". Na Europa é o mesmo, muitos trabalhadores deixam os países que tem mais direitos trabalhistas para ir para a Inglaterra, onde os direitos trabalhistas são mais modestos. Isso porque não adianta ter direitos trabalhistas, se com o que você ganha ali, não te dá direito a uma vida realmente digna, entende? É melhor ir trabalhar nos EUA, sem direitos trabalhistas e ganhar em dólar, do que se matar de trabalhar no Brasil com milhares de direitos trabalhistas que não vai servir pra nada e ganhar em real.