O Brasil carece de indústrias automobilísticas nacionais, sobretudo para carros de passeio, não somos desenvolvidos
nessa área como são os EUA, Alemanha, França, Japão, e Inglaterra, por exemplo. Além disso, nosso governo não fornece tantos incentivos ao setor como esses países.O que nos fode é que, além disso que eu citei acima, o governo impõe impostos elevadíssimos para comprar um veículo novo, para você ter uma ideia, o custo médio de impostos sobre veículos no Brasil é algo em torno de 35%, ou seja, a cada 100 mil gastos para aquisição de um veículo no Brasil, 35 mil vai de brinde para o governo. Nos EUA, esses impostos ficam bem abaixo disso, por volta de 10%, e no Japão, não é muito diferente.
Mas não são só os impostos que pesam, problemas na moeda como a desvalorização excessiva do real frente ao dólar também tem grande impacto, isso porque a falta de industrias nacionais, nos deixam dependentes dos veículos e das peças lá de fora, em razão disso, temos que ter mais reais em mãos para adquirir o mesmo produto mais caro em dólar.
Outras questões também impactam no preço como infraestrutura cara e/ou precária, falta ou excesso de demanda, custos operacionais, burocracia, taxas e etc....
Eu até fiz uma pergunta um tempo atrás sobre isso aqui, o Brasil é um dos lugares mais caros para ter e manter um carro.
Tudo culpa do nosso estado ineficiente que não sabe trabalhar para o povo, só pra elite.