O que fazer para parar de me sentir mal comigo?

Tenho um bom emprego com um bom salário, sempre viajo nas férias, frequento uns restaurantes legais ( nada chique e caro), não passo vontade, sei conversar, mas tem uma coisa que me deixa muito insegura: minha aparência.
Eu aparento ter menos que a minha idade, comecei a ir a academia pra emagrecer (; ligeiramente acima do peso, mas com uma barriga insistente em permanecer), mas não consigo me vestir bem ( visto social no trabalho e no dia dia é camiseta, tênis e calça jeans, mas tenho 37 anos e sei que não é o mais adequado, porém não me vejo usando outros looks e fico parecendo uma adolescente), não gosto do meu rosto, não sei fazer maquiagem.
Eu sou interessante pra quem me conhece, porém é pela aparência que as pessoas prestam atenção na gente, e não sei o que fazer.
Já fiz curso de automaquiagem, mas não consigo colocar em prática sozinha.
Sei que meu estilo é básico. Não sei ser sexy, feminina, sabe? E homem é bem visual.
E pior, me interessei por um homem, saímos algumas vezes, mas não foi pra frente. E já vi o Instagram de 2 exs deles e fico pensando " claro, com essas exs lindas até parece que vai querer algo sério e público contigo".
Não acredito nos elogios que recebo.
Tudo isso pode ser exagero também, pq eu sempre pego pesado demais comigo.
Minha confiança só é pela parte intelectual e comportamental, mas a física e de aparência é zero.
O texto está confuso pq tô desabafando e escrevendo o que vem na mente.
Já até pensei em ir para um convento, pq ter um relacionamento não é pra mim.
anônima
anônima
14/10/2023 08h57

Acho que temos algo incomum. Te entendo em cada palavra descrita.
Acho que você sabe um

dos motivos disso estar acontecendo: autocobrança. É bom nos cobrarmos e nos esforçarmos sempre que possível, desde que esteja dentro do limite que é considerado saudável.
Também me acho super interessante na parte intelectual e comportamental, embora eu me ache "burro e desinteressante" mesmo sabendo que não sou, me autosabotei criando e acreditando nesse estereótipo, não sei se foi por defesa ou até mesmo covardia, mas sei que não sou esse tipo de estereótipo e, com certeza, você também não.

Aposto com você que, alguém já falou que você é interessante e bonita em algum momento da sua vida e provavelmente você descartou esse elogio, mas quando alguém falou coisas negativas sobre você, absorveu e levou pro coração...