Trabalhei isso a partir dos 16 anos. Li livros, sites, e me expus a toda
e qualquer situação que aparecia: apresentação de trabalhos, palestras, estudos em grupo. Era muito muito doloroso pra mim, mas eu sabia que era essencial para o meu futuro e para minha autoestima.Depois fui vender pacotes de TV e Internet de porta em porta (meu maior desafio à época). Bater na porta de um desconhecido, para vender algo que ele nem procurou, com você sendo extremamente tímido, é difícil demais.
Após essa experiência trabalhei como vendedor no Shopping (calçados femininos), e aí coroei minha transformação para um comunicador com o público feminino, aprendi muito e me expus de propósito para vencer os medos.
Depois disso comandei Companhia, Pelotões e Grupos de Combate no Exército, falava para mais de 100 pessoas na Companhia, e isso me transformou em um comunicador no profissional também.
Hoje em dia sou muito grato ao meu processo. Sou naturalmente tímido de essência (muito raramente acontecem espasmos involuntários no braço no ato íntimo, lábios tremendo, mas não me desespero, sei que é algo que acontece sem eu controlar), porque timidez não tem cura, mas não tenho a menor dificuldade e nem fujo de nada, me comunico tranquilamente com qualquer pessoa, vendo serviços e o que for necessário se essa for a necessidade.
É isso :)