Meu namorado tem demonstrado ser um pouco folgado com a questão de pagar a conta. Como proceder?

Queria abordar isso com ele com delicadeza pra não ofender mas percebo que ele tem ficado muito folgado na hora de pagar a conta nos restaurantes da vida. Sempre perguntando se eu quero ajuda pra pagar, se "eu pago ou você paga?" Isso não é nem questão de se perguntar e queria que ele entendesse que o homem tem que ser o principal provedor mas vejo nele um comodismo não sei se por ser um filhinho da mamãe onde ela faz tudo por ele. Detalhe, ambos trabalham tanto eu quanto ele e mesmo ele não ganhando bem, não acho que seja motivo pra querer jogar nas minhas costas as despesas. Sou o tipo de mulher (ensinada pela minha mãe), que não custa nada rachar a conta e que tenho sim que ajudar mas tenho pra mim que se eu fizer sempre isso, o homem pode ficar mal acostumado e dentro de um casamento ele tem que ser o homem da casa e o principal provedor.
anônima
anônima
06/11/2023 10h29

Você é só namorada dele, ele não é seu pai nem seu marido rico. Ele

não é obrigado a te "prover" nada. Cada um que pague sua parte ou divida a conta igualmente entre os dois.
Se não está bom, basta terminar.
Se é tão difícil assim, namore alguém do mesmo nível que você, aliás, é o ideal, evita esse tipo de situação.

Acho engraçado mulher pagar de moderna em alguns aspectos mas exigir os benefícios dos modos antigos como essa de "homem provedor", vinda de um tempo em que o homem trabalhava e obtia infinitamente maiores rendas, o que não se aplica mais aos dias atuais.

E olha que sou bem conservador, vindo de uma família igualmente conservadora. Tanto meu pai quanto minha mãe sempre trabalharam duro e dividiam tudo, assim criaram os 4 filhos. Nunca teve essa palhaçada aí...