Pq o nordeste brasileiro é tão violento?

https://knoow.net/outros/lista-dos-maiores/cidades-perigosas-do-mundo-top-30/

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/07/20/anuario-veja-lista-com-as-50-cidades-mais-violentas-do-brasil.ghtml

10 das cidades mais violentas do mundo estõ no nordeste.
29 das cidades mais violentas do brasil estão em nordeste

A violência no nordeste cresceu de 2002 para cá, e atinge os menos escolarizados



ALiás, o nordeste é a região com mais analfabetos do brasil

anônimo
anônimo
09/11/2023 10h32

A resposta já está na própria pergunta: formação escolar.

Quanto mais a pessoa estuda, mais ela

conhece os seus direitos. O analfabetismo impede que a pessoa interprete uma lei. Se o indivíduo desconhece a lei, elae não busca seus direitos na Justiça, nem consegue ameaçar o abusador com um processo.

Várias vezes, uma instituição situada no Brasil, tenta se enriquecer ilicitamente sobre mim. Eu prontamente cito a legislação e peço para resolver cordialmente a fim de evitar a judicialização. Os comportamentos mudam e tudo se resolve rapidamente.
Quando levo algo ao Judiciário, o advogado da empresa sempre é extremamente agressivo na manifestação inicial. Depois que envio resposta bem argumentada, com português exemplar e leis adequadas, o tom muda.
Pois bem, uma pessoa com baixa escolaridade, na maioria das vezes, não sabe escrever uma redação razoável e não pode pagar um advogado, então procurará fazer justiça com as próprias mãos (violência), resolver no grito (violência) ou sofrer a perda em silêncio (pessoas pacíficas).

Certa vez, li um texto francês, citando como a violência diminuiu na França após a implementação do Poder Judiciário. Como as pessoas viram o Estado punindo os espertinhos e realizando a justiça, pararam com a agressão de rua e repassaram ao Governo essa responsabilidade.

O efetivo exercício policial e de juízo do Estado e a Educação Formal contribuem para a civilidade de uma região.
Uma pessoa com boa instrução comete estelionato. Sujar as mãos já é crime dos menos abastados.