Prova que não são as armas que causam a violência e sim as pessoas que utilizam elas não sou armamentista porém cidadãos educados e ricos como no caso da Suíça mesmo armados não vão aumentar os níveis de criminalidade qual sua opinião

anônimo
É um conjunto de fatores socioculturais envolvidos. Não é tão simples dizer que liberando as
armas a criminalidade vai cair e nem aumentar. Infelizmente, a mídia brasileira é tendenciosa e tenta associar criminalidade e porte de armas, o que não é necessariamente correto.A questão da Suiça ter níveis baixos de criminalidade tem a ver com seu baixo nível de desemprego, renda elevada, acesso a educação e saúde de qualidade, judiciário justo e eficiente, acesso a uma vida digna, enfim... Fatores esses que combatem a desigualdade.
O acesso às armas é algo mais cultural. Pode ser que um país sinta os crimes aumentarem após a liberação das armas, outros pode ter efeito oposto, ou mesmo não fazer diferença alguma.
No Brasil mesmo, desde 2004 é proibido o porte de armas por civis, o estatuto do desarmamento faliu diversas lojas de armas pelo país e tornou quase impossível para um cidadão simples comprar uma arma de fogo legalmente, e mesmo assim a criminalidade só fez aumentar a níveis muito altos. Ou seja, o efeito foi nulo ou extremamente limitado. Não resolvendo o problema da criminalidade no Brasil.
A verdade é o que governo quer culpar a arma porque não quer realmente atacar a causa do problema da criminalidade, que é a desigualdade. E o governo sabe que combater a desigualdade não é fácil, exigiria muito de um governo. Passando por forte investimento em educação, geração de emprego através de atrair investimentos, mais investimento em saúde, combate aos privilégios bilionários que dão dados a políticos, servidores e grandes empresários, reformular o sistema judiciário lento e ineficiente enfim...
É mais fácil dizer que a culpa são as armas.