Idh da Argentina 47 posição idh do Brasil 87 posição

anônimo
Porque o IDH pesa fatores como expectativa de vida, investimentos em saúde e educação. Algo
que , tradicionalmente, a Argentina aposta firmemente. Só que manter esse IDH tem um custo elevadíssimo sobre o bolso dos argentinos que pagam impostos elevadíssimos, seja via direta (tributos) ou indireta (depreciação da moeda/ inflação). Isso afeta muito o poder de compra que, por sua vez, empobrece a população.Ou seja, embora a economia da Argentina esteja no buraco devido ao descontrole fiscal. É um país que ainda mantém os serviços públicos funcionando, o nível de segurança lá na Argentina é bem melhor do que no Brasil.
Só que, apesar disso, com a economia desse jeito, vai chegar uma hora que nem mesmo financiar os serviços públicos vai ser possível, e o país pode quebrar de vez. Aposentados, ou servidores públicos poderão deixar de receber o pagamento e por aí vai.
No caso brasileiro, apesar de termos uma situação fiscal mais favorável, os recursos arrecadados não são bem aplicados, e o IDH vai lá pra baixo. Ainda assim, o nosso poder de compra e nossa economia está melhor do que a da Argentina e temos uma visão de futuro muito melhor do que os argentinos que, uma hora ou outra, pode pagar cada vez mais caro para manter esse IDH.