Eu sempre opto por privatizar estatais, mas privatizar um monopólio como a Sabesp, será mesmo bom?

Da forma que está sendo apresentada a privatização da Sabesp, uma das maiores companhias de saneamento mundo, é viável essa privatização? É uma empresa que atende mais de 350 munícipios paulistas. Além disso, o que de fato irá mudar? Afinal, é uma empresa lucrativa, não é como se o estado estivesse se livrando de um fardo. Outra questão, o monopólio irá continuar, só sairá do controle majoritário do estado para o controle majoritário privado. Digamos que não haverá uma competitividade saudável no lugar que compense a privatização e estimule a competitividade.

O estado abrirá mão de grande parte dos lucros, vendendo a parte deles, e manterá por um tempo, subsidiando a empresa, para que os preços das tarifas não subam. Ou seja, o que governo estadual ganhará com isso? O que a população vai ganhar com isso? Mesmo que o serviço se torne um pouco mais eficiente, é mister que os acionistas pedirão um retorno financeiro maior, o que resultará em tarifas maiores com o tempo.



Como funciona a empresa de saneamento da sua cidade? É público ou privado? Funciona bem? As tarifas são muito altas? Está a favor dessa privatização e por quê?
07/12/2023 15h11

Aqui no meu estado a empresa de saneamento é de economia mista de capital aberto,

tendo o governo do Estado como o maior acionista.