São muitas questões envolvidas.... Problemas desde a nossa fundação até os dias de hoje.
A começar
que os EUA herdaram um sistema e cultura liberal do Reino Unido na época. Diferente do Brasil que herdou a burocracia estatal portuguesa. Fora que os EUA sempre tiveram apoio da mãe Inglaterra para o desenvolvimento de sua infraestrutura, enquanto o Brasil era usado pelos portugueses basicamente como território de exploração. A ideia era vir aqui, pegar o máximo que puder, e voltar correndo pra Portugal com as riquezas exploradas daqui, sem investir na nossa infraestrutura. Depois disso, os EUA fundam o país e uma democracia consolidada que se mantém até os dias de hoje, eles ainda utilizam a mesma constituição desde sua fundação, além do dólar que é uma moeda mais antiga e estável.
Em contraste, a república brasileira foi imposta a força, não houve um acordo nacional como nos EUA. Basicamente, depois disso, tivemos várias moedas e constituições diferentes, não estabelecemos nossa democracia. Por fim, acabamos com esse lixo de constituição de 88. Que ainda é melhor do que nada. Vários golpes no Brasil surraram nossa economia. E isso também fragilizou e dificultou nosso desenvolvimento.
Nós dias de hoje o problema então é uma junção de tudo isso misturado com problemas recentes como a corrupção, burocracia estatal, falta de investimento público e privado devido a insegurança jurídica e rigidez regulatória..... Enfim, o Brasil não tem uma política estável, e nem um plano econômico bem estabelecido.
Entra um governo e tudo muda, só temos planos de curto e médio prazo, planos de longo prazo não existem porque todos os políticos daqui não se importam com o país, só se importam com eles mesmos e com a moral do partido. Não importa se o país sangra.
Por exemplo, enquanto o Bolsonaro só se preocupava em desestabilizar a política e afastar investimentos com seus discursos ridículos. O Lula não se importa com austeridade fiscal. Porque ninguém está aí de fato pro país.