18/12/2023 00h11

Não necessariamente.

O que acontece é que na rodovia, as ruas tendem a ser mais

planas, poucas curvas, a troca de marchas é mais rara e a velocidade constante, ou seja, o motor se esforça menos. Quanto menos o motor se esforçar, mais ele irá economizar, desde que ele esteja trabalhando na temperatura ideal.

Quando estamos saindo ou em marchas lentas, como primeira, segunda, terceira... ele vai consumir mais. Quanto maior a marcha, menos esforço ele faz, desde que o conta giro esteja no ideal para o seu motor, normalmente, a troca de marcha na maioria dos veículos deve variar entre 1.800 a 2800 rpm. Se a troca for muito antes ou muito depois dessa margem, o motor fará mais esforço, e consequentemente gastará mais combustíveis.

No entanto, velocidades altas (acima de 100 kmh) tendem a consumir mais combustível independente do veículo, pois o ar "segura" o carro, fazendo com que ele precise de mais potência para ganhar velocidade, fazendo isso, ele precisará queimar mais combustível. Ou seja, você chegará mais rápido ao destino, mas gastará mais gasolina, não compensando o tempo ganho.