Nos estados unidos eu acho que as pessoas realmente são punidas, já no Brasil o que mais tem é criminoso de internet solto fazendo mil golpes e nunca é preso
Na verdade o que mais tem no Brasil é lei.
O que ocorre é que
também existem muitas brechas para cada lei, o que dificulta a sua aplicabilidade e favorece criminosos do colarinho branco.Com a ideia de buscar uma "razoabilidade" dentro da aplicação da lei, criou-se a ideia de que se você é condenado a 20 anos por um determinado delito, você não precisa necessariamente cumprir esses 20, a depender de alguns fatores e do cálculo da pena. No fim, você é condenado a 30 anos por homicídio, mas cumpre 12 por isso e aquilo.
Se a lei fosse mais direta, e com menos brechas, a lei seria aplicada com mais eficiência e reduziria injustiças. Você matou uma pessoa dentro da circunstância X e utilizando Y ferramenta, totalizando 30 anos de cadeia? Pronto, você vai cumprir exatamente esses trintas, independente se você é preto, branco, rico ou pobre.
Quando se cria tantas brechas como existem na nossa lei, o cara que tem mais influência, dinheiro e o melhor advogado, consegue o melhor acordo. Isso é quase uma estratégia pra proteger a burguesia e elite política. O Lula, por exemplo, foi solto justamente por causa de uma brecha na lei. Essas brechas são utilizadas na hora de proteger bandidos do colarinho branco.