Como pedir para os meus irmãos irem embora, sem magoá-los?

Sai da casa dos meus pais há apenas 3 meses e estava super empolgada por morar sozinha. Mas, até agora não vivenciei essa experiência porque meus irmãos não saem da minha casa. Minha irmã de 10 anos dorme um dia sim, outro não. Já conversei com ela, e por uma semana ela deu um tempo, mas voltou. Meu irmão de 19 anos brigou com meus pais e pediu para morar comigo por um tempo. Literalmente, me tornei a segunda mãe deles. Chego cansada, faço comida para a pequena, mando mensagem para o irmão sobre a hora de chegada e se quer que deixe a comida fora da geladeira. Depois, limpo a casa e lavo uma montanha de pratos, pois sujam muito pra caralho e tenho que pedir um milhão de vezes para me ajudarem. Eu amo eles e não quero ferir os sentimentos deles mandando eles embora, mas não aguento mais.
anônima
anônima
06/01/2024 01h28

Seu irmão já não é mais criança, né?! Dá muito bem pra vc abrir o

jogo com ele e pedir que ele se comporte como o adulto que é. Você já tá dando um teto pra ele, já tá fazendo demais. Você mesma está se colocando nessa posição de segunda mãe. Você acha que tá ajudando, mas na verdade tá atrapalhando, tá impedindo que ele tenha responsabilidades.

Sobre sua irmã, você já conversou com seus pais sobre isso? Sobre vc querer sua privacidade? O que eles dizem pra ela? 10 anos é só uma criança e é uma idade em que seus pais ainda têm total controle sobre ela. O certo é que eles limitem isso, que eles não deixem ela dormir na sua casa quando bem entende. Mas vou considerar que conversar com seus pais não resolva o caso, então o jeito é ser radical. Louça...sujou, lavou. Se não lavar, vai comer no prato sujo mesmo. Bagunçou... arrumou. Se quiser comida quente, ele que tire da geladeira e esquente.
Além da louça, varrer o chão e recolher o lixo pelo menos, não vai fazer nenhum mal a eles.
Diga que eles são bem-vindos na sua casa, mas que lá não é colônia de férias. Desculpe a sinceridade, mas é assim que eles vêem a sua casa, como uma colônia de férias onde eles comem e dormem sem nenhuma preocupação. Depois de um tempo debaixo dessas regras, eu duvido se logo logo eles não vão estar batendo de volta na casa dos seus pais.
Vc diz que não quer magoar os sentimentos deles, mas agindo assim vc estará fazendo um favor pra si mesma e pra eles também, pra que eles aprendam a respeitar o seu espaço.